No final deste ano deverão existir na Europa 33,5 milhões de utilizadores de banda larga, o correspondente a 20 por cento dos lares europeus. Segundo uma análise da Strategy Analytics a maior condicionantes ao desenvolvimento da tecnologia é a falta de competição patente em alguns mercados, sobretudo nos de maior dimensão. Este problema tem como resultado a disponibilização de ofertas menos atraentes que as vigentes em mercados mais pequenos e com menos operadores.



O documento cita alguns exemplos de mercados onde esta tendência de falta de competitividade é ainda forte, como o Reino Unido, Alemanha e Itália, onde a média de penetração variava entre os 13 e os 15 por cento dos lares no final de 2003, metade dos valores atingidos nos países mais competitivos.



Por oposição, os países com ofertas mais atractivas são a Bélgica, Holanda e Dinamarca. Os mercados onde o desafio aos operadores incumbentes é mais vincado é a Suécia, Suíça e Bélgica, onde os operadores alternativos conseguem atingir quotas entre os 50 e 60 por cento.



As previsões para o futuro preconizam o crescimento das ofertas de banda larga em triple play, com os operadores a disponibilizarem Internet, telefonia e vídeo num único pacote a uma percentagem de 41 por cento dos lares equipados com banda larga em 2008.



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