Uma operação contra o comércio ilegal na dark web levou à detenção de cerca de 150 suspeitos, anunciou a Europol. De acordo com a polícia europeia, a operação, conhecida como “Dark Hun TOR”, “consistiu numa série de ações separadas, mas complementares na Austrália, Bulgária, França, Alemanha, Itália, Países Baixos, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos".

As autoridades apreenderam 26,7 milhões de euros em dinheiro e em Bitcoin, além de drogas, incluindo 25.000 comprimidos de ecstasy, 45 armas de fogo. A operação segue o desmantelamento em janeiro do DarkMarket, visto como um dos principais mercados do mercado negro cibernético, sob a liderança das forças policiais alemãs.

A operação resultou na detenção de 65 pessoas nos Estados Unidos, além de 47 detenções na Alemanha, 24 no Reino Unido, quatro na Itália e quatro nos Países Baixos. Vários dos detidos "eram alvos importantes" para a Europol.

DarkMarket: o maior mercado ilegal da darknet foi desmantelado e o alegado responsável já foi detido
DarkMarket: o maior mercado ilegal da darknet foi desmantelado e o alegado responsável já foi detido
Ver artigo

Já na Itália, numa operação coordenada com a Eurojust, a agência de cooperação judiciária da União Europeia, a polícia encerrou também os mercados ilegais DeepSea e Berlusconi, que, segundo a Europol, continham ao todo mais de 100 mil anúncios de produtos ilegais.

"O objetivo de uma operação como esta é sinalizar aos criminosos que operam na dark web que a comunidade encarregada da aplicação da lei tem os meios e as parcerias internacionais para os expor e responsabilizar pelas suas atividades ilegais, mesmo em áreas da dark web," afirmou o vice-diretor de operações da Europol, Jean-Philippe Lecouffe.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.