O Evernote está a trabalhar num sistema de autenticação dupla, uma mudança que visa melhorar a proteção contra ataques como aquele que afetou o serviço de anotações no último fim-de-semana. O novo sistema deverá ser lançado ainda este ano.


"Estamos a planear o lançamento de um sistema opcional de autenticação com dois fatores para todos os nossos clientes", revelou em declarações à Information Week Ronda Scott, porta-voz do serviço, acrescentado que a medida já estava prevista mas que o desenvolvimento está a ser acelerado.



Os responsáveis do serviço decidiram no último fim-de-semana pedir aos 50 milhões de utilizadores que redefinissem as respetivas passwords, para prevenir os possíveis impactos de um ataque detetado e bloqueado pelos sistemas de segurança da empresa.



Como informou a empresa na altura, o ataque tinha como objetivo garantir o acesso a áreas seguras do serviço online e recolher informação sobre dados de acesso dos utilizadores à plataforma. O Evernote não encontrou evidências de que os dados visados tenham de facto ficado acessíveis ou sido usados, mas preventivamente avançou com a medida.



O sistema de autenticação com dois fatores tem sido adotado por várias empresas para tentar contornar o baixo nível de segurança garantido pelo sistema tradicional de passwords. Empresas como a Google, Amazon, PayPal ou Dropbox já seguiram a mesma tendência.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico