Em 2022, Joshua Schulte foi condenado à prisão por divulgar ferramentas de hacking ao Wikileaks. A sentença já é conhecida e o antigo programador da CIA foi condenado a 40 anos de prisão.

Recorde-se que Joshua Schulte, que trabalhava para a unidade de elite de hacking da CIA desde 2010, fazendo parte das equipas que desenvolvem ferramentas para entrar em smartphones SmartTVs, está detido desde 2018, tendo sido identificado como suspeito logo que o Wikileaks começou a divulgar documentos.

O antigo programador da CIA já tinha ido a julgamento, onde foi condenado por crimes menores uma vez que as provas reunidas não sustentavam as acusações.

Mais tarde, o caso voltou a ganhar forma, com a condenação no ano passado por oito crimes de obstrução à Justiça e espionagem. No entanto, a sentença ainda não era conhecida, pois Joshua Schulte enfrentava acusações de posse e divulgação de pornografia infantil, aguardando o julgamento desse caso.

Agente da CIA que divulgou ferramentas de hacking ao Wikileaks foi condenado a prisão
Agente da CIA que divulgou ferramentas de hacking ao Wikileaks foi condenado a prisão
Ver artigo

Ao todo, Joshua Schulte, partilhou com o Wikileaks 8.761 documentos que continham informação confidencial da CIA, naquela que é descrita como a maior fuga de dados da agência governamental norte-americana.

Em comunicado, o procurador Damian Williams afirma que Joshua Schulte traiu o seu país ao cometer alguns dos piores crimes de espionagem na história dos Estados Unidos, causando sérios danos à segurança nacional do país, além de se ter revelado como um predador, ao recolher centenas de vídeos e imagens de crianças a sofrerem abusos.