O Facebook abriu ontem o Gifts, uma nova área dentro da rede social que permite aos utilizadores comprar e oferecer presentes reais aos seus amigos virtuais. A loja só está disponível para um número reduzido de utilizadores nos Estados Unidos mas será progressivamente alargada a todos os países onde o Facebook marca presença.

Esta representa uma investida séria do Facebook no comércio eletrónico, rentabilizando a aquisição da Karma, uma pequena empresa de São Francisco, no início deste ano. A rede social já tinha mantido, entre 2007 e 2010, uma loja online com o nome de Gifts, mas vendia apenas produtos virtuais.

Para já encontram-se na loja chocolates, peluches, gelados gourmet, flores, equipamentos eletrónicos e doces, mas o Facebook está a trabalhar para alargar a rede de parceiros, e tem inclusive uma página onde as empresas podem demonstrar o seu interesse em associarem-se ao Gifts e oferecer aqui os seus produtos. O Facebook ficará, naturalmente, com uma parte do valor das vendas, mas a percentagem de comissão não foi revelada.

O ícone do Gifts vai passar a marcar presença nas páginas do Facebook, acompanhando as notificações de aniversários e outros acontecimentos importantes, permitindo o envio de presentes. Os destinatários só têm de confirmar a morada onde querem receber a oferta, e em alguns casos podem mesmo alterar o presente escolhido - por exemplo o sabor dos bolos ou a cor do peluche.

[caption]facebook gifts[/caption]

O pagamento do presente escolhido pode ser feito de imediato ou apenas quando o amigo aceitar a oferta. O envio fica garantido "em poucos dias".

Existem já no Facebook diversas iniciativas de empresas que tentam tirar partido da popularidade da rede social para comercializar os seus produtos, e até foram criados alguns "centros comerciais", um mercado que agora é ameaçado pela iniciativa do Facebook que oferece uma experiência muito mais integrada.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador