
O Facebook viu esta semana aprovado pelo Patent and Trademark Office o registo de uma patente sobre os feeds, requerida em Agosto de 2006. A decisão tem suscitado alguma polémica entre a restante comunidade Internet, que se mostra preocupada com o alcance e utilização que a patente possa vir a ter.
Este sistema automático de distribuição de informação começou a ser usado pelo Facebook em 2006, sendo na altura muito contestado, o que obrigou o fundador da rede, Mark Zuckerberg, a dar explicações no blog oficial da empresa.
Nos documentos apresentados para a validação do pedido, onde Zuckerberg figura como um dos criadores, a tecnologia é descrita como um método para "dinamicamente oferecer feeds de notícias acerca de um utilizador de uma rede social".
A tecnologia inclui também a "a criação de novos itens sobre as actividades associadas ao utilizador" e a junção de links, assim como a possibilidade de limitar a sua visualização a uma lista predeterminada de visitantes, pode ler-se.
Esta não é a primeira vez que os Estados Unidos aceitam uma patente de tecnologia cuja amplitude pode criar sérios problemas. A imprensa internacional lembra, por exemplo, o reconhecimento à Amazon do "one click buy", para as compras online.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários