Facebook contratou agência para desencadear investigação a políticas de privacidade da Google

O Facebook admitiu em comunicado ter recorrido a uma agência de comunicação para tentar fazer despertar o interesse dos meios de comunicação social em alguns aspectos da política de privacidade da Google.



A empresa de comunicação contratada, a Burson-Marsteller, tinha como missão passar aos media alguns dados que mostrassem que a Google usa mecanismos para recolha dos dados dos utilizadores, que vão contra as recomendações dos reguladores e contra os princípios do próprio Facebook. Tudo sem identificar o cliente que contratou o serviço.



Em causa está a utilização do Google Social Circles, uma aplicação que regista os contactos do utilizador no Gmail, os contactos em redes sociais e outros serviços web. A aplicação terá surgido como funcionalidade do Gmail, mas entretanto passou também a ser usada pela Google para apresentar conteúdos criados pelos contactos do utilizador (em redes sociais e blogs, por exemplo) nos resultados das pesquisas.



No comunicado feito a propósito do tema, o Facebook explica agora que contratou a Burson-Marsteller “para chamar a atenção para este assunto, usando informação publicamente disponível, que pudesse ser verificada independentemente por qualquer meio de comunicação ou analista”.



Acrescenta ainda que a intenção era levar “terceiros a verificar que as pessoas não aprovam que o Social Circles do Google armazene e use informação das suas contas no Facebook [...] da mesma forma que o Facebook não aprovou”.



A agência encarrege de “vender” a história contactou com vários meios de comunicação e com alguns bloggers. Acabou por ser um deles – Christopher Soghoian - a divulgar a informação passada pela agência e o convite feito para que assinasse um artigo de opinião denunciando o assunto.


Há alguns dias o blogger decidiu publicar a troca de email com a agência, mesmo sem conseguir descobrir quem estava a pagar para incentivar uma investigação sobre o tema. Acabou por ser o Daily Beast a revelar a autoria da solicitação à agência, que agora vem dizer que não deveria ter aceite o trabalho.