Já se deparou com páginas de utilizadores falecidos, mas que continuam a receber interações de familiares e amigos, nem que seja para honrar o aniversário do respetivo óbito? O Facebook considera importante essas interações e introduziu atualizações na aplicação com uma sessão especial para as contas marcadas como falecida. Os entes familiares terão acesso a mais ferramentas de gestão dessas contas. E o algoritmo de inteligência artificial foi refinado para evitar que o perfil apareça em momentos constrangedores ou de uma forma dolorosa aos seus seguidores, tais como recomendar a pessoa para envio de convites para eventos ou criar lembretes de aniversários aos seus amigos.

tek facebook

A rede social refere no comunicado que as novas ferramentas foram introduzidas com base no feedback recolhido de utilizadores de diferentes religiões e antecedentes culturais, assim como especialistas e académicos.

O Facebook realça que cerca de 30 milhões de utilizadores visitam mensalmente os perfis de pessoas falecidas, para comemorar datas ou deixar dedicatórias. A nova secção, criada numa aba separada nesses perfis, pode ser utilizada pelos amigos e familiares que queiram partilhar mensagens, preservando a cronologia original do respetivo utilizador.

Desde 2015 que o Facebook permite que os utilizadores adicionem um contacto de um outro utilizador a quem confiem a sua página, para que a possam gerir depois de falecerem. Desde então, a rede social tem recebido diversas solicitações com pedidos de funcionalidades de gestão dessas mesmas páginas. Agora, os utilizadores escolhidos podem moderar as mensagens partilhadas, na nova aba, mudar ou remover tags, ou mesmo editar quem pode ver ou colocar mensagens. Pode ainda atualizar as fotografias do perfil do utilizador falecido, assim como da capa da sua página.

Importante realçar que, embora os menores não consigam selecionar um contacto de gestão, o Facebook mudou as suas políticas para permitir aos pais, que perderam crianças com menos de 18 anos, possam fazer o pedido para se tornarem tutores da respetiva página.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.