Usando uma expressão popular, vírus no Facebook “é o pão nosso de cada dia”. São vários os esquemas fraudulentos que usam a rede social para se espalhar ou que usam o nome dela para enganar milhares de pessoas. O TeK tem relatado alguns dos casos que se verificam em língua portuguesa.



Mas também existem muitos utilizadores que têm os computadores infetados com outras ameaças e não sabem, acedendo à rede social e abrindo portas aos piratas informáticos. Para aumentar os níveis de segurança da plataforma, o Facebook tem um novo sistema contra o malware. Quando o internauta aceder à rede social e a rede de segurança detetar que existe um vírus no dispositivo de acesso, será enviada uma notificação ao utilizador sobre o caso.



Aí serão apresentados ao utilizador dois anti-vírus que ajudam a remover a ameaça. Dependendo da tipologia, o Facebook pode aconselha o uso ou do F-Secure ou do Trend Micro, os programas de limpeza escolhidos.



Assim que o internauta permitir o download do software, o anti-vírus vai proceder à limpeza da ameaça e vai-se desinstalar de forma autónoma – quer isto dizer que não fica no computador, não funcionando como escudo para futuras ameaças. Em comunicado o Facebook também faz questão de referir que o F-Secure e o Trend Micro não substituem a necessidade de ter um anti-vírus instalado.



A rede social de Mark Zuckerberg diz também que os utilizadores podem optar por não fazer o download dos programas limpeza, mas que tal escolha levar ao aparecimento da notificação de ameaça em situações posteriores.



Como explica o The Next Web, o Facebook tem ainda planeadas mais ferramentas de segurança para aplicar à rede social para tentar mantê-la o mais limpa possível de ameaças informáticas.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.