O Facebook aproveitou a presença na Game Developer Conference, nos EUA, para revelar alguns números de peso: por mês a rede social tem 375 milhões de jogadores ativos e por dia são enviadas cerca de 735 milhões de notificações entre utilizadores e relacionadas com jogos.

Estes valores chegam para colocar o Facebook entre as maiores empresas da indústria dos videojogos. Mas se até aqui a estratégia da tecnológica de Mark Zuckerberg tem resultado, tudo faz prever que o crescimento possa acentuar-se.

Em comunicado o Facebook tenta passar a ideia de que mais do que nunca os jogadores são multiplataforma e que a interação com os jogos, seja no PC ou num dispositivo móvel, é "a" realidade comum. E o Facebook é a plataforma onde esta realidade mais se verifica. "As pessoas querem jogar o teu jogo em todo o lado" é uma das frases veiculadas pela rede social.

Números revelados pelo Facebook mostram que os jogadores multiplataforma são entre 1,5 e 2,4 vezes mais propensos a estabelecer uma ligação com o jogo do que os que apenas experienciam os jogos no computador e num smartphone ou tablet, respetivamente.

Mais: "as receitas são 3,3 vezes maiores no caso dos jogadores que recorrem a diferentes plataformas, quando comparadas às geradas pelos utilizadores que jogam apenas em desktop", escreve a tecnológica em comunicado.

Quando um jogo consegue tornar um jogador de uma só plataforma num jogador multiplataforma, o compromisso com esse título cresce entre 10 a 25%, e isso vai acabar por ter repercussões ao nível do dinheiro investido.

Para ajudar no aumento do engagement o Facebook vai lançar nas próximas semanas uma alteração ao nível dos pedidos que são feitos e recebidos por causa de jogos. Daqui em diante aparecerá uma imagem do jogo, o nome do utilizador que fez o pedido e o motivo desse pedido - resumindo, as notificações estão mais apelativas e mais específicas.

[caption]Facebook Notificações de jogo[/caption]

Um dos melhores exemplos que pode ser dado sobre o sucesso de jogos cross-plataform é o do jogo da King, o Candy Crush. Em novembro do ano passado o título já tinha sido jogado mais de 150 mil milhões de vezes e que um em cada 23 utilizadores do Facebook era fã do jogo.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico