Diz o Facebook que todos os meses há 60 milhões de páginas de pequenos negócios ativas na rede social – num universo de 1,1 mil milhões de utilizadores diários! –, pelo que surgem agora duas novidades que podem ser bastante interessantes para as empresas que marcam forte presença online através desta plataforma.

O Facebook acaba de anunciar assim o lançamento de duas novas secções nas páginas: uma dedicada a serviços e também uma secção de loja, destinada à promoção e venda de produtos em concreto.

É referido em comunicado que os clientes contactam maioritariamente as empresas via Facebook para depois adquirem produtos e serviços offline. No seguimento deste facto, a nova secção de loja dá a possibilidade de transmitir uma mensagem que resuma a atividade da empresa neste sentido, permitindo ainda destacar produtos e efetuar pesquisas em busca dos resultados desejados.

Por outro lado, a secção de serviços nas páginas vai nas próximas semanas possibilitar às empresas mostrarem aos seus clientes no Facebook uma espécie de lista (com preços) que apresenta todos os serviços prestados. “Passa a ser mais fácil para as pessoas encontrarem a informação que estão à procura e decidirem se querem trabalhar com essa empresa”, pode ler-se na comunicação oficial avançada pelo Facebook em Portugal.

O top 10 de países onde a secção de lojas é mais utilizada nas páginas é composto pelos seguintes países: Tailândia, Brasil, Vietname, Indonésia, Malásia, México, Filipinas, Índia, Argentina e Taiwan. Não é ainda conhecida a data em que estas funcionalidades ficam disponíveis no mercado português, sendo dada prioridade a estes e a outros países do sudoeste asiático.

Foram ainda reveladas novas estatísticas que usam os resultados do Facebook no segundo trimestre deste ano, com um número “redondo” em destaque no que diz respeito ao mobile: mais de mil milhões de pessoas acederam ao Facebook através de dispositivos móveis numa média diária em junho, um aumento de 22% comparativamente com o ano passado. No trimestre em causa, o tempo gasto por pessoa aumentou para uma percentagem de dois dígitos no Facebook, Instagram e Messenger.