Desde o início do mês que os utilizadores da rede social Facebook estão a ser bombardeados com tentativas de ataques phishing, que tentam levá-los para sites falsos onde o objectivo é recolher informação de acesso às suas contas online. A empresa tem agido, mas não tem conseguido eliminar o problema.

Um porta-voz assumiu em declarações ao The New York Times, que a plataforma está a ser "alvo de um ataque concertado", embora tivesse garantido que só uma pequena parte dos utilizadores estava a ser atingidos. "Não é um ataque em larga escala e está apenas a ter impacto numa pequena fracção de utilizadores", garantiu.

O esquema usado pelos atacantes consiste em enviar mensagens num ambiente semelhante àquele que teria uma mensagem enviada pelos serviços do Facebook, solicitando a entrada na plataforma. Quando há sucesso na obtenção das senhas pessoais, o atacante apropria-se da lista de contactos daquele utilizador e usa a sua entidade para enviar novas mensagens e tentar que outros utilizadores sigam endereços falsos e forneçam a informação que se pretende.

O Facebook acredita que além deste propósito, os ataques terão também como objectivo tentar angariar informação para entrar na conta de email dos utilizadores, já que muitos utilizam a mesma senha, aí e na rede social.
O dia de ontem terá sido um dos mais activos da semana no que se refere a tentativas de ataques. Os ressonáveis da plataforma continuam a trabalhar para bloquear os endereços usados pelos atacantes.

O Facebook conta actualmente com mais de 200 milhões de contas activas.