O Facebook pode estar a considerar alterar o algoritmo de reprodução dos vídeos publicados na sua plataforma. Segundo informações divulgadas pelo Mashable, a maior rede social do mundo está a testar um novo formato de reprodução de vídeos, junto de um grupo restrito de utilizadores na Austrália. Ao passo que alguns destes utilizadores têm a opção de ativar o som ao longo da reprodução do vídeo (através de um ícone que se encontra no canto inferior direito da janela), os outros dizem que o som começa ao mesmo tempo que o vídeo, ou seja, automaticamente, quando o dispositivo não se encontra em modo silencioso.

A ser adotado, este novo formato de reprodução automática de vídeos pode vir a tornar-se uma autêntica “dor de cabeça”. Muitos utilizadores fazem o chamado “scroll down” do feed de notícias do Facebook como uma tarefa quase mecânica e inconsciente, numa espécie de meditação da era digital. Diga-se que esta pode vir a tornar-se uma experiência incómoda e repleta de sobressaltos, tendo em conta que o som é reproduzido automaticamente, esteja o utilizador onde estiver.

Em declarações ao site norte-americano, um membro não identificado do Facebook disse que a empresa está a testar uma nova forma de consumir multimédia na plataforma, e quer oferecer ao utilizador a possibilidade de escolher se quer que o som seja reproduzido ao mesmo tempo que o vídeo, ou não. A mesma fonte indica que os utilizadores poderiam evitar a reprodução automática do áudio nas definições do Facebook, desativando todos os sons da rede.

Atualmente, a reprodução dos vídeos no feed do Facebook é automática e “muda”, e o áudio só é ativado caso o utilizador clique no conteúdo. Este é um formato que, aos olhos de muitos, pode ser considerado ideal, vis-à-vis o novo formato que a rede social está a estudar.