Uma associação alemã de defesa dos direitos dos consumidores, a VZBV, está a acusar, em tribunal, o Facebook de violar os direitos dos consumidores ao fazer uso de dados privados dos seus utilizadores.

Segundo o porta-voz da associação, Gerd Billen, citado pelo El Mundo, a principal queixa prende-se com a ferramenta "Procurar Amigos", que permite aos utilizadores do Facebook encontrar pessoas inserindo o seu endereço de email e enviar-lhes convites para a rede social, quando estas ainda não tenham conta no serviço.

De acordo com a explicação, o problema é que o endereço electrónico desses internautas, que não são membros da rede social, está a ser usado sem o seu consentimento, para lhes enviar os convites.

Segundo a mesma fonte, a Federação Alemã dos Consumidores tinha já alertado a rede social - que conta com milhares de utilizadores no país - para esta situação, mas não obteve qualquer resposta por parte da empresa.

"Como o site não se manifestou oficialmente, vemo-nos obrigados a cumprir as regras da defesa do consumidor e da privacidade recorrendo à Justiça", afirmou o responsável.

Recorde-se que em Julho a rede social tinha sido alvo de acusações deste teor por parte de um organismo público do mesmo país, na sequência de queixas de pessoa sem conta no Facebook que foram contactadas pelo serviços depois de este ter obtido os seus nomes e endereços electrónicos a partir de perfis de amigos que usam o serviço.