A noite passada o Facebook esteve cerca de 15 minutos em baixo. A inacessibilidade do serviço começou imediatamente a ser relatada no Twitter e chegou a ser reivindicada por um membro dos hacktivistas do grupo Anonymous, mas rapidamente foi reconhecida e explicada pela empresa.



"Hoje fizemos uma uma alteração na nossa infraestrutura DNS que, para algumas pessoas, resultou na indisponibilidade temporária do serviço. Detetámos e resolvemos o problema rapidamente e estamos de volta a 100%. Pedimos desculpa pelo inconveniente", refere a mensagem entretanto publicada pelos responsáveis da rede social.



De acordo com os testemunhos relatados por vários sites, o "apagão" terá afetado utilizadores em várias partes o mundo, como permitia verificar a origem heterogénea das queixas. A falha foi a segunda de que há nota nos tempos mais recentes. A primeira ocorreu em outubro de 2011 e deveu-se à realização de testes nos servidores europeus de DNS, explica a empresa na altura. A nova falha também afetou sobretudo utilizadores na Europa Ocidental, disse o Facebook.



Ontem também os serviços da Google, como o Gmail, sofreram uma falha durante algum tempo, também esta entretanto resolvida.




Votação no Facebook sem força para fazer ouvir utilizadores
No mesmo dia ficou a saber-se que a votação levada a cabo pela rede social, relativamente a novas alterações na política de privacidade da rede social e à alteração do sistema de votação que obriga a empresa a realizar consultas aos utilizadores sempre que quer mudar regras de governação do site, não deve ter resultados práticos.



A votação foi a mais participada de sempre na história da rede social, mas ainda assim os números de votos apurados ficam longe dos valores estipulados para obrigar a empresa a aceitar a opinião dos seus utilizadores, que maioritariamente votaram contra as alterações propostas.



Entre os que responderam 79.731 disseram sim às alterações e 668.872 disseram não, garantindo uma maioria de 88% para a manutenção das regras atuais. No entanto, os estatutos do Facebook preveem que os resultados de uma votação só sejam vinculativos quando pelo menos um terço dos utilizadores ativos expressarem a sua opinião. Teriam por isso de ter votado mais de 300 milhões de utilizadores...


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico