O Facebook prepara-se para oferecer uma nova forma de autenticação, destinada a quem recorre a computadores públicos para aceder ao site. O objectivo é evitar que as credenciais de acesso "caiam" nas mãos de terceiros.

O novo sistema permite que os utilizadores requisitem uma palavra passe temporária, válida apenas por 20 minutos, que é enviada através de sms e pode ser usada em vez da password habitual - evitando que esta, ao ser digitada em máquinas partilhadas, seja registada por programas maliciosos aos quais estas máquinas se encontram mais expostas.

O novo sistema faz parte de um esforço para melhorar a segurança e privacidade na rede social, afirmam os responsáveis pelo serviço no blog oficial. "Estamos a lançar estas palavras passe temporárias para tornar mais segura a utilização de computadores públicos em locais como hotéis, cafés ou aeroportos", lê-se na mensagem publicada ontem.

A novidade fica hoje disponível mas apenas ainda para alguns utilizadores do serviço, estando prevista expansão, gradual, a todos os membros da rede social durante as próximas semanas.

Uma vez implementado, os utilizadores que queiram recorrer ao sistema precisam primeiro de associar um número de telemóvel ao perfil. Depois basta enviar uma sms - com o texto "OTP" e para o número 32665 - a requisitar o envio da palavra passe temporária, sempre que necessitem de usar um computador onde não queiram arriscar digitar a sua password habitual.

Para além desta nova funcionalidade, o serviço anunciou ainda a possibilidade de efectuar o log out remoto de uma sessão iniciada noutro computador, no qual o utilizador se esqueceu de proceder ao encerramento. O novo controlo poderá ser encontrado na página dedicada às Definições de Conta.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.