A gigante das redes sociais anunciou na International Broadcasting Convention, em Amsterdão, uma série de novas funcionalidades que vão chegar tanto ao Facebook como ao Instagram, avança a Tech Crunch. Direcionadas em especial para os criadores de conteúdo de ambas as plataformas, as funções prometem melhorias a nível da criação e transmissão de vídeo.

Numa tentativa de reter na sua plataforma profissionais que utilizam frequentemente as funcionalidades de transmissão de vídeo ao vivo, a rede social está agora a trazer a público algumas funcionalidades específicas para páginas de Facebook.

Através do Facebook Live, os criadores de conteúdo podem agora transmitir até oito horas, sendo que podem utilizar aplicações que os deixam fazer streaming para mais do que um serviço. A nova função de “ensaio” permite transmitir apenas para os administradores e editores da página para preparar uma emissão, antes de a transmitir ao seu público, podendo até agendar uma Watch Party com antecedência.

A funcionalidade de transmissão ao vivo está agora disponível para os utilizadores da aplicação do Facebook Lite, de modo a dar aos criadores de conteúdo a oportunidade para alcançar um público ainda maior, incluindo agora quem não tem acesso a dispositivos mais tecnologicamente avançados ou a redes móveis mais potentes.

A empresa lançou também algumas novas funcionalidades para o Creator Studio, as quais permitem ao utilizador verificar não só quais são os vídeos preferidos do seu público, mas também que conteúdo é que não é tão bem recebido.

Já os criadores de conteúdo para o Instagram e para a IGTV vão agora poder publicar e agendar não só as suas publicações, mas também os seus vídeos com uma antecedência de seis meses, sendo que as funcionalidades de rascunho e edição estarão disponíveis em breve.