Depois de ter sido afetado por um ataque informático, que resultou no roubo de credenciais de acesso pertencentes a mais de 50 milhões de contas, o Facebook terá agora de resolver um novo problema. De acordo com um estudo realizado pela Money Guru, a Dark Web está a alojar a venda de novas passwords para aquela rede social, sendo que cada par de credenciais custa entre 2 e 3 dólares.

Facebook confirmou que 50 milhões de contas foram atacadas. Saiba o que fazer
Facebook confirmou que 50 milhões de contas foram atacadas. Saiba o que fazer
Ver artigo

Os investigadores concluíram que, no seguimento deste ataque informático, também foram afetadas algumas contas de email, cujas credenciais estão também à venda nos mercados negros que se escondem naquele área menos conhecida da internet. Adicionalmente, o hack pode também ter dado acesso a alguns dados financeiros, que se vendem online por valores a começar nos 14 dólares.

A Money Guru adianta ainda que existem pacotes de dados pessoais pertencentes a um só utilizador. Na prática, explica, é possível comprar toda a sua identidade online por 972 dólares. Os dados, neste caso, dão acesso a redes sociais, serviços de entretenimento e contas de plataformas e-commerce. Em alguns pacotes, incluem-se ainda as moradas e os números de telefone dos utilizadores.

No Reino Unido, apesar de a quantidade de dados roubada ser, regra geral, pequena, em 39% dos casos, esses mesmos dados são vendidos por 326 dólares ou mais. Em 25% dos casos, este valor pode variar entre os 653 dólares e os 52.200 dólares.