Quem tentou aceder ao Facebook ao final do dia de ontem poderá não ter sido bem sucedido e mesmo aqueles que conseguiam entrar no serviço ter-se-ão deparado com vários problemas na sua utilização. A razão é simples, o site esteve "em baixo" durante mais de duas horas - e pela segunda vez esta semana.

A falha é reconhecida pelos responsáveis da página, num comunicado oficial, em que pedem desculpa pelo sucedido ontem, que classificam como o seu "pior apagão em mais de quatro anos".

Ontem o Facebook "esteve em baixo ou inacessível para muitos de vocês durante aproximadamente duas horas e meio", lê-se na mensagem, assinada por Robert Johnson, director da área de software do serviço.

De acordo com a AlertSite, que monitoriza o tráfego em páginas Web, os problemas em aceder ao Facebook começaram por volta das 20:30, em Portugal, e foram-se agravando até cerca das 21:30, altura em apenas 38,46 por cento dos utilizadores conseguiam entrar na página.

Segundo o Facebook, a falha ocorreu devido a uma tentativa de corrigir um erro que "acabou por causar danos mais graves que o problema que procurava resolver", obrigando os técnicos do serviço a "desligar" o site durante algum tempo - numa explicação que pode ser acompanhada mais detalhadamente aqui.

Segundo alguns meios internacionais, o site já tinha regitado problemas técnicos na quarta-feira, mas não terão afectado um número tão grande utilizadores, não merecendo sequer comentários por parte da rede social.