O Facebook está a explorar formas de remunerar os seus utilizadores pelos conteúdos publicados. Um inquérito distribuído através da rede social esta semana põe a descoberto algumas das hipóteses pensadas para pagar aos criadores de conteúdo e promover causas solidárias. 

Um jornalista do The Verge foi um dos inquiridos e revelou algumas das perguntas que lhe foram feitas. Aos utilizadores, o Facebook sugere seis diferentes estratégias para gerar dinheiro na rede social: gorjetas, conteúdo patrocinado, referências comerciais, doações, conteúdos pagos e partilha de receitas de publicidade. 

Ao confirmar-se a implementação de uma destas estratégias, a rede social aproximar-se ia dos modelos já praticados por plataformas como o YouTube, que tem um programa de parcerias profissionais desde 2007, ou o Twitch que permite aos jogadores ganharem dinheiro com doações, subscrições e venda de merchandise.  

"Ainda é muito cedo mas nós estamos comprometidos com a criação de modelos sustentáveis de remuneração para os nossos parceiros e estamos a ouvir o feedback," disse uma representante do Facebook ao The Verge. 

Esta iniciativa de Mark Zuckerberg surge numa altura em que é claro o plano de expansão do Facebook a outros campos da partilha de conteúdos. Nos últimos meses a rede social introduziu os vídeos em directo para todos os utilizadores e disponibilizou os artigos instantâneos a todos os meios de comunicação presentes na rede social. A confirmar-se, este possível modelo de remuneração pode aumentar a presença de bloggers, celebridades e marcas no Facebook, tal como dos meios de comunicação social que, em Portugal, têm tido alguma dificuldade em rentabilizar os seus conteúdos online. A implementação deste novo paradigma traria alguma justiça a um modelo que, desde a sua criação, tem beneficiado apenas uma parte: o Facebook. Até à data, a rede social tem crescido sem partilhar qualquer tipo de receita com os criadores de conteúdo.