A rede social Facebook, a segunda mais popular no mundo depois do MySpace, anunciou diversos acordos com as autoridades de 49 estados norte-americanos e com o distrito de Columbia para aumentar os esforços na luta contra as redes de pedofilia online e o ciberbullying.



As medidas de segurança a tomar são semelhantes às já adoptadas pelos criadores do MySpace - que foram estendidas a todos os Estados menos o Texas - e prendem-se essencialmente com a implementação de tecnologias que permitam bloquear ou dificultar os contactos dos adultos com os menores.



Este acordo reflecte o compromisso do Facebook para "manter as crianças protegidas na Internet", declarou Chris Kelly, reponsável pela divisão de privacidade da empresa, à imprensa internacional.



As parcerias estabelecidas entre as redes sociais e as autoridades demonstram o aumento da preocupação dos responsáveis em proteger os seus utilizadores, principalmente os mais novos, das investidas de criminosos.



Actualmente, milhões de jovens em todo o mundo partilham a sua vida e gostos pessoais com amigos e desconhecidos através destes canais onde podem exibir os seus dados e fotografias. É através destes conteúdos que muitas vezes é despertada a atenção de predadores sexuais que aproveitaram a popularidade destes sites para se aproximarem de novas vítimas, fingindo-se passar por outra pessoa.



Notícias Relacionadas:

2008-02-13 - Estado de Nova Iorque aperta cerco à pedofilia online

2006-06-21 - Myspace reforça protecção de menores perante contactos de adultos