A conquista não é grande mas depois de meses de negociações a agência espanhola de protecção de dados conseguiu que o Facebook subisse em um ano a idade mínima de registo para os internautas espanhóis.

Para fazer o registo na rede social o Facebookm exige que os internautas tenham no mínimo 13 anos, seguindo a lei norte-americana, embora os utilizadores possam usar informações falsas na indicação de dados de dia e ano de nascimento.

A Agencia Española de Protección de Datos (AEPD) tinha já comunicado há alguns meses que pretendia que as várias redes sociais salvaguardassem o acesso de menores, sobretudo o Tweety e o Facebook, que são os mais visitados pelos jovens espanhóis.

Segundo o director da AEPD, Artemi Rallo, o Facebook foi o que mostrou mais reticências em adoptar o limite dos 14 anos, que corresponde à legislação espanhola, mas depois de uma audiência realizada em Bruxelas, no mês de Dezembro, no âmbito do grupo europeu de Protecção de Dados a exigência foi acatada.

Espanha torna-se assim o primeiro país onde o Facebook alterou a sua política de registo, mas esta decisão pdoerá ter um efeito dominó já que a Comissão Europeia tem vindo a exigir às redes sociais maior protecção das crianças online.

De acordo com os últimos dados divulgados, mais de 50% dos adolescentes europeus divulgam informações pessoais na Web, informações essas que podem permanecer online para sempre e ser vistas por qualquer pessoa.