O Facebook está a testar a possibilidade de adicionar voz e vídeo à rede social. Recorde-se que estas funcionalidades já fizeram parte da aplicação da rede social, antes de serem autonomizadas no Messenger. 

Desde esta separação, em 2014, as opções de interação mais direta entre utilizadores, como a troca de mensagens de texto, a criação de grupos de conversação e a possibilidade de suportar essas conversas em voz ou vídeo passaram para o Messenger. A aplicação mantém uma ligação direta ao Facebook, mas funciona de forma totalmente autónoma, com uma app própria. 

À Bloomberg, que avança a notícia dos testes, o responsável de produto do Facebook contactado pela agência não confirmou a intenção de trazer de volta para a rede social outras funcionalidades do Messenger, mas admite que vão surgir mais novidades do género nos próximos tempos. 

A empresa ainda não confirmou também a intenção de generalizar a opção, nem deu indicação de quando pode vir a fazê-lo. Também não esclareceu em quantos países realiza para já esta experiência, nem com quantos utilizadores. Refere apenas que o teste está a decorrer em vários países. 

Outra dúvida que pode levantar-se tem a ver com o futuro do Messenger e se está ou não em cima da mesa a possibilidade do Facebook voltar a integrar as duas aplicações, para abrir o leque de funcionalidades na rede social.   

Ao The Verge, fonte oficial da rede social criada por Mark Zuckerberg, sublinhou apenas que para uma “experiência completa de mensagens, áudio e videochamada, as pessoas devem continuar a utilizar o Messenger”.