O Facebook está a testar na aplicação Messenger para iOS uma funcionalidade que permite realizar chamadas gratuitas através de uma ligação à Internet por plano de dados. O serviço VoIP da rede social está em fase de testes e apenas disponível no Canadá.

A opção de realizar chamadas VoIP pode até nem chegar a mais nenhum mercado caso a experiência no Canadá não produza resultados animadores. Segundo as informações avançadas pela imprensa internacional, ainda não é certo se as chamadas apenas podem ser feitas através de plano de dados ou se também funcionam em redes Wi-Fi.

A novidade aparece numa altura em que a rede social de Mark Zuckerberg atualizou a aplicação Messenger para iOS e Android para suportar o envio de mensagens de voz.

A mensagem enviada pode ter até um minuto de duração. Para aceder ao menu de gravação deverá iniciar uma nova conversação ou retomar uma que já esteja a decorrer, selecionar a opção "gravar" e pressionar o botão vermelho que aparece no fundo do ecrã.

O botão deve ser premido enquanto a mensagem é gravada e assim que o dedo do utilizador é retirado, a mensagem de voz é enviada automaticamente. As mensagens áudio vão também ficar disponíveis para ouvir na interface Web do serviço de mensagens do Facebook.

Apesar de o envio de mensagens de voz não ser muito comum entre os utilizadores de serviços de IM, em alguns casos, como para a explicação de algo que seria difícil de escrever, a ferramenta pode ser eficaz. Mas o facto de o utilizador ter que pressionar a tecla para poder gravar a mensagem condiciona, por exemplo, a utilidade que a nova funcionalidade poderia ter para os condutores no envio de mensagens sem ter que estar a mexer no telemóvel.

Além das novidades "vocais" o Facebook tem realizado outros testes, como o pagamento de mensagens entre desconhecidos e um novo design na Timeline. Recentemente a rede social também lançou o Poke, serviço de mensagens autodestrutivas mas que tem um falha de segurança.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico