O Facebook quer melhorar a sua tecnologia de reconhecimento de voz e quer que os utilizadores da rede social o ajudem na tarefa. Através de um novo programa chamado Pronunciations, a empresa liderada por Mark Zuckerberg vai pagar por cada gravação de áudio enviada.

O Pronunciations vai fazer parte da Viewpoints, a aplicação para fazer estudos de mercado lançada pelo Facebook em novembro de 2019. A app paga aos utilizadores pela realização de questionários e outras tarefas que ajudem a empresa a tirar conclusões sobre os seus produtos e sobre a concorrência.

Viewpoints: a nova app do Facebook paga-lhe para completar questionários
Viewpoints: a nova app do Facebook paga-lhe para completar questionários
Ver artigo

Para já, o programa só estará disponível no território norte-americano, sendo que, para poderem participar, os utilizadores precisam de ter mais de 18 anos e mais de 75 amigos no Facebook. Uma vez inscritos no programa, os participantes terão de gravar a frase “Hey, Portal” acompanhada do primeiro nome de alguém da sua lista de contactos na rede social. O utilizador terá também de fazer o mesmo com os nomes de mais dez amigos e repetir tudo duas vezes.

As gravações enviadas equivalem a 200 pontos na Viewpoints, no entanto, para poder receber uma recompensa monetária, é necessário chegar aos 1.000. Os utilizadores necessitam de fazer 5 conjuntos de gravações para poder receber um “prémio” de 5 dólares por PayPal. De acordo com informações a que o website The Verge teve acesso, os áudios enviados não serão ligados ao perfil dos autores e a atividade no Viewpoints não será partilhada sem a sua autorização.

Google Assistant fica "surdo" para rever práticas. Apple na mira também tapou "ouvidos" da Siri
Google Assistant fica "surdo" para rever práticas. Apple na mira também tapou "ouvidos" da Siri
Ver artigo

Recorde-se que no rescaldo da investigação à Alexa, Siri e Google Assistant por abuso de privacidade, foi revelado por uma investigação da Bloomberg que o Facebook estaria a rever manualmente e a transcrever os clips de áudio dos utilizadores para treinar a sua tecnologia de reconhecimento de voz.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.