Os condutores britânicos que sejam apanhados pelas autoridades a falar ao telemóvel sujeitam-se a uma pena de prisão que pode chegar aos dois anos. A mesma legislação, publicada hoje, também passa a considerar de forma diferente a utilização de equipamentos electrónicos, como MP3, durante a condução.



A legislação, que vale para Inglaterra e País de Gales, passa a classificar este tipo de situações como condução perigosa e agrava as penas aplicáveis em caso de acidente, do qual resultem vítimas mortais. Podem também incorrer em penas de prisão os condutores que sejam apanhados a enviar mensagens de texto durante a condução. Nas situações menos graves a pena é desagravada e passa a trabalho comunitário ou multa, o que já acontecia.



Vários representantes de organizações civis já consideraram a medida apropriada, por ser uma forma de dissuadir fortemente o uso de telemóvel durante a condução. Lembram ainda que é elevado o número de acidentes que resultam da utilização destes equipamentos durante a condução.



Notícias Relacionadas:

2003-12-23 - Teste prático revela que falar ao telemóvel prejudica em 25 por cento a condução