O primeiro site a fazer uso do conceito da Internet como uma rede de páginas ligadas através de hiperligações servia para explicar exatamente no que consistia este conceito de hiperligações e Web.

Esqueça imagens, vídeos ou animações, porque como é compreensível, o site estava graficamente muito longe daquilo que é hoje uma página Web, primando pela simplicidade de processos.

Na página pioneira o texto era rei e a possibilidade de seguir links para aceder a mais informação a surpreendente novidade, ou não estivéssemos mesmo nos primórdios da Internet.

Só em mais de um ano depois, em agosto de 1991, o público em geral, na altura ainda de dimensão muito reduzida, pode ver o que era uma página Web, com o acesso ao endereço info.cern.ch/hypertext/WWW/TheProject.html.

A WWW tinha sido criada com o objetivo inicial de permitir aos investigadores do CERN partilharem informação a partir dos seus próprios computadores. Assim, não teriam necessariamente de estar no mesmo espaço físico para saber como estava a correr determinado projeto, bastando estarem ligados através de um servidor online para trocarem dados.

O site do The Project serviu de teste para isso. Na página era disponibilizada informação acerca dos códigos necessários para criar uma página do mesmo género, assim como o software utilizado, referências bibliográficas e também os contactos das pessoas envolvidas no projeto.