A Fundação para a Computação Cientifica Nacional vai ser integrada na Fundação para a Ciência e Tecnologia. A medida foi aprovada em conselho de ministros na última quinta-feira, no âmbito de uma alteração à Lei Orgânica do Ministério da Educação e Ciência que integra várias medidas e que resultará em poupanças anuais de 400 mil euros.



O TeK contactou entretanto o ministério para obter detalhes relativamente aos prazos de implementação da medida, que confirmou prazos. Pedro Veiga, presidente da FCCN, também não estava disponível para comentar o assunto, remetendo contacto para a FCT.



No comunicado do conselho de ministros pode ler-se que a alteração também visa acolher as atribuições das Direções Regionais de Educação na Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), que deixam de ser asseguradas pela Direção-Geral da Administração Escolar.



Pretende ainda acomodar outros ajustamentos na estrutura orgânica da Direção-Geral da Educação e reestruturar a Direção-Geral da Administração Escolar.



A FCCN é a entidade que assegura a gestão da RCTS - NREN portuguesa (a National Research and Education Network). Gere ainda o domínio de topo .pt e colabora em diversos projetos de investigação.



A instituição assume neste momento a condição de associação privada sem fins lucrativos de utilidade pública.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico