As mudanças que o Facebook ontem introduziu com o objectivo de melhorar a privacidade dos utilizadores estão a gerar críticas a diversos níveis, quer pela fraca usabilidade oferecida quer pelo facto de pouco fazerem pela protecção dos dados.

Algumas organizações de defesa dos direitos e liberdades já se pronunciaram sobre estas mudanças, alegando que mascaram uma forma de levar os membros da rede social a exporem ainda mais informação pessoal online. Esta é a visão defendida pela American Civil Liberties Union (ACLU), que reconhece porém que existe algum mérito em fazer com que 350 milhões de pessoas pensarem nas questões de privacidade.

No blog da organização, Nicole Ozer, directora de politicas de tecnologia e liberdades de cidadania daquele grupo, defende que o Facebook tem ainda muito trabalho a fazer para garantir aos utilizadores maior controle sobre a sua privacidade.

A ACLU tinha vindo a pressionar o Facebook para melhorar os seus sistemas de privacidade, mas agora, face a estas mudanças, tem uma nova petição online onde pede aos responsáveis pela rede social para repensarem alguns dos novos sistemas introduzidos, assim como as aplicações fornecidas por terceiro.

A Electronic Frontier Foundation (EFF), outra organização de defesa dos direitos, junta-se ao coro de críticas que se levantaram desde ontem e defende também no seu blog que estas mudanças só fazem com que mais informação seja partilhada online. "Muitas das mudanças não são boas para a privacidade. Mas outras são más, enquanto algumas são só feias", refere Kevin Bankston, que assina o post.

A EFF avisa ainda que se os utilizadores não tiverem cuidado, as ferramentas de transição aplicadas para o novo sistema vão fazer com que os níveis de privacidade sejam reduzidos, e não melhorados.

O Facebook já andava a preparar as mudanças há vários meses, mas no início de Dezembro o fundador do site, Mark Zuckerberg, escreveu no blog uma carta aberta onde se comprometia a melhorar a privacidade

[caption]Nome da imagem[/caption]

Em resposta às críticas a equipa do site já fez algumas melhorias, entre as quais se contam a melhoria da opção de visualização da Friend List. Foram também publicados vários tutoriais e um vídeo sobre como os utilizadores podem configurar o sistema que tem vindo a ser aplicado de forma incremental.