Um rapaz alemão foi multado em 227 mil euros pela despesa que impôs à polícia na sequência de uma festa organizada através do Facebook. O jovem organizou o evento através da rede social, depois de ter ido a outras festas organizadas da mesma forma.



A festa - convocada para um local público e publicada na rede social como evento público - começou a ser divulgada e chegou ao conhecimento das autoridades locais antes da data prevista, tendo sido proibida.



Mesmo com a proibição prévia foi necessário deslocar para o local, o lago Constança, 300 agentes que impediram quem tentou aceder ao local de o fazer. A tarefa obrigou a negar acesso aos 150 "convocados" que decidiram aparecer e ainda deteve oito pessoas que se recusavam a abandonar o local.



O organizador da festa, Matthias L., tem 20 anos e um ordenado de pouco mais de 500 euros. Como referiu ao diário alemão Bild organizou a festa por já ter participado noutros eventos ilegais, organizados através do Facebook, e ter pensado por diversas vezes que conseguiria fazer melhor.



Quando decidiu tentar escolheu uma praia. Conseguiu atrair mais de uma centena de pessoas, mas o resultado não terá sido o esperado. Nem para ele nem para quem aceitou o convite.




Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico




Cristina A. Ferreira