A Apple e a 20th Century Fox anunciaram um acordo que permitirá à empresa de Steve Jobs a venda de filmes da produtora através da loja iTunes. A informação avançada pelo Financial Times indica que, com este negócio, os consumidores poderão descarregar os filmes e visualizá-los durante um período limitado, à semelhança do que acontece quando o utilizador aluga um DVD num clube de vídeo comum.



Actualmente, a Apple já oferece alguns títulos de outros estúdios, entre os quais Walt Disney ou Paramount Pictures. Agora, com a nova parceria, a empresa pretende dar um novo impulso ao mercado de filmes online e reavivar a sua secção de vídeo do iTunes, cujas vendas têm vindo a crescer e a aproximar-se dos números obtidos na área de descarga de músicas.



A diferença entre este acordo e os anteriores é que, enquanto a Walt Disney, a Paramount, a Metro-Goldwyn-Mayer e a Lionsgate apenas disponibilizam filmes para venda - com estas três últimas a fornecerem apenas títulos antigos -, a Fox permitirá o aluguer dos filmes mais recentes.



De acordo com o Financial Times, a Apple tinha a intenção de anunciar o acordo com a Fox em Janeiro, pela altura da MacWorld. Com a informação tornada pública mais cedo, especula-se agora a possibilidade da empresa estar interessada em negociar com as restantes produtoras a possibilidade de alargar o acordo que as une de forma a colocar os filmes já disponibilizados na versão de aluguer.


Notícias Relacionadas:

2006-09-13 - Filmes dominam novidades da Apple