O Ministério das Finanças emitiu esta tarde um alerta para um ataque informático que tenta enganar os utilizadores do Portal das Finanças e recolher dados pessoais. A mensagem de correio eletrónico exibe um remetente falso da Direção Geral dos Impostos (DGCI) e no conteúdo aponta um link que o destinatário deve seguir num período de 72 horas.



Como avisa o fisco, "os autores destas fraudes podem tentar obter informações sensíveis ou comprometer em termos de segurança o computador de quem as receber", pelo que os utilizadores devem estar atentos.



A mesma nota de imprensa frisa que a mensagem é falsa e tem como objetivo a instalação no PC da vitima de software malicioso, ainda que o link exibido na mensagem apresente uma morada idêntica à do Portal das Finanças. Na verdade não é, e se o utilizador clicar vai parar a outro domínio, onde está guardado o software malicioso.



Como é habitual nestes casos, fica o conselho: a mensagem deve ser apagada imediatamente. Acrescenta-se que todas as mensagens enviadas pelas finanças aos contribuintes indicam o número de identificação fiscal dos destinatários.



As finanças asseguram ainda que já estão a investigar o caso.



Veja abaixo um exemplo do email que está a ser enviado aos contribuintes.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico