A entrega da declaração de IRS relativa a 2012 começou hoje para pensionistas e trabalhadores por conta de outrem que quiserem fazer este processo em papel, mas quem pretende usar as ferramentas da Internet terá de esperar até abril. As Finanças estão apostadas em reforçar a declaração online e já foi enviado um email às empresas a pedir para apoiarem os colaboradores neste processo.

Apesar do sucesso na adesão dos contribuintes à entrega de IRS online, que continua a crescer todos os anos e atingiu os 4,4 milhões em 2012, continua a haver uma faixa de contribuintes que ignoram este procedimento, e continuam a deslocar-se às Repartições de Finanças para entregar o Modelo 3.

[caption]Nome imagem[/caption]

Quem entrega o IRS online beneficia de ter já parte da informação pré-preenchida, mas no ano passado foram retirados os benefícios de reembolso antecipado para quem usa a Internet.

O email enviado às empresas a Autoridade Tributária refere que "nunca é demais salientar a importância da vossa colaboração no cumprimento desta obrigação declarativa, através da internet, por parte dos colaboradores da empresa".

Para que as declarações sejam entregues atempadamente a Autoridade Tributária pede às empresas que disponibilizem equipamento informático que permita aos colaboradores entregar a declaração online, e lembra mesmo que é necessário que estes peçam primeiro a senha de identificação no site.

"Desta colaboração resultarão vantagens para ambas as partes: evita-se a deslocação dos colaboradores da empresa aos serviços de finanças, permitindo-lhes, também, beneficiar das ajudas e alertas disponíveis no envio da declaração pela internet, precavendo, assim também, futuras deslocações para esclarecimento de erros ou divergências na declaração, com a consequente perda de horas de trabalho", refere o documento enviado às empresas.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico