O financiamento colaborativo através de plataformas online ajudou a trazer à vida muitos e interessantes projetos. Oculus Rift, Ouya, 3Doodler, Ziphius, Findster e o futuro tablet da Jolla são alguns dos exemplos mais conhecidos. Mas nem sempre tudo corre tão bem. Por vezes os utilizadores investem o dinheiro em startups e projetos que por algum motivo acabam por não cumprir o objetivo.



Para evitar situações de fraude, burla ou incumprimento o Indiegogo, uma das mais populares plataformas de crowdfunding, estreou um sistema de segurança. Através do pagamento de uma taxa de 15 dólares, além do valor da contribuição original, fica assegurado que ou o produto ou o dinheiro chega às mãos dos utilizadores.



Em projetos cujas contribuições sejam mais baixas esta pode não ser uma taxa muito apelativa. Mas para quem está disposto a investir centenas de euros no próximo “grande produto” esta taxa funciona como uma segurança.



O primeiro projeto a usar este sistema é um wearable que ajuda a gerir o stress do dia a dia, chamado de Olive, e que já reuniu 176 mil dólares. Talvez por ser novo ou por os utilizadores terem confiança na equipa que está a desenvolver o projeto, apenas duas pessoas subscreveram a taxa de “segurança”.



Esta é também uma forma de o Indiegogo reforçar a sua credibilidade, já que tem alguma “fama” de ser mais liberal nos projetos que acolhe – relativamente ao Kickstarter por exemplo -, o que aumenta o risco de investimento de alguns utilizadores.



Ainda não é certo quando a plataforma de crowdfunding vai alargar o seguro de investimento a todos as campanhas de financiamento.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico