No final deste mês a Mozilla dá por terminado o suporte à versão 3.0 do seu browser, o que significa que após essa data não lançará mais actualizações de segurança para o produto.



O fim da linha já estava anunciado, mas acaba por acontecer mais tarde que o inicialmente previsto, na sequência do atraso registado no lançamento da versão 3.6 do browser.



A última actualização do produto vem com a versão 3.0.19 que a Mozilla agenda para o próximo dia 30 de Março, no Mozilla Wiki.



O fim do suporte à versão 3.0, lançada pela Fundação Mozilla em Junho de 2008, marca uma tendência cada vez mais forte das fabricantes para reduzir o tempo de permanência de versões antigas dos seus produtos.



A medida é explicada com um esforço para reduzir questões de segurança, manter os clientes actualizados com novas funcionalidades e libertar recursos, que assim podem mais facilmente concentrar-se nas versões mais recentes dos produtos.



O browser que lidera a concorrência ao Internet Explorer da Microsoft está actualmente na versão 3.6, já com sucessor a caminho. A versão 3.7 já tem "na rua" três alphas (a última agendada para hoje) e deverá ter uma versão estável ainda este ano.



Antes da versão 3.6 o browser da Mozilla teve uma versão 3.5 e antes dessa a versão que agora está prestes a ficar sem suporte.