A Fundação Mozilla divulgou um documento onde prevê que uma versão final do Firefox 4.0 só esteja concluída em Outubro ou Novembro do próximo ano.
Até lá a fundação responsável pelo desenvolvimento do browser planeia no entanto lançar pelo menos duas actualizações à versão actual, com o lançamento do Firefox 3.6 e 3.7.

Nestes upgrades serão privilegiadas melhorias ao nível da rapidez no carregamento de páginas, sincronização de favoritos e na interpretação de javascript. As principais novidades do Firefox 3.6 já tinham aliás sido reveladas com o lançamento da versão Alpha do produto.

Sobre a versão 4.0 também já são conhecidas algumas novidades ao nível da interface, que será mais leve e oferecerá suporte para ecrãs de toque.

Outra novidade será a introdução de um sistema idêntico ao utilizado no Chrome, em que cada separador funciona de forma autónoma para minimizar os impactos para o utilizador de perder toda a sessão se uma página der problemas.

A informação disponibilizada pela Mozilla consta de um roadmap de lançamentos que a fundação sublinha, ainda está em draft e pode sofrer alterações.