A mais recente versão do browser da Mozilla continua a ganhar adeptos e ao longo do fim-de-semana o versão 4 do navegador atingiu a marca dos 100 milhões de downloads, um número que é alcançado em apenas um mês, já que o lançamento da versão estável aconteceu a 22 de Março.



Entretanto, o contador não pára e a marca dos 100 milhões de downloads já lá vai, com o browser de código aberto liderado pela Fundação Mozilla a chegar próximo dos 107 milhões de downloads.



Os dados continuam a mostrar que é entre os europeus que o Firefox é mais popular, com cerca de 40,5 milhões de downloads já efectuados na região. A América do Norte surge apenas numa segunda posição, com 31,2 milhões de downloads contabilizados e a Ásia numa terceira posição com quase 21,3 milhões registados.



A contabilidade por países também é possível e revela que em Portugal a versão 4 do browser já foi descarregada perto de 462 mil vezes.



Os números tornam-se ainda mais interessantes tendo em conta que a promoção da versão actualizada do produto ainda nem começou a ser feita à séria, já que só nos próximos dias os utilizadores das versões 3.5 e 3.6 em todo o mundo começam a receber notificações para actualizar o produto.



Vale a pena recordar que em apenas um dia o Firefox 4 deu mostras do seu potencial, ao ultrapassar a quota que o concorrente Internet Explorer 9 tinha conseguido acumular durante a semana anterior, a primeira em que esteve disponível para download após o lançamento.




Em Portugal os números disponíveis mostram que os downloads da versão estável do Firefox 4 num mês duplicaram o número de downloads registados para o IE9 durante todo o período de testes do produto, já que entre Setembro do ano passado e Março deste ano o IE9 tinha sido descarregado 250 mil vezes em Portugal.




Tendo em conta os dados da StatCounter, um serviço online de estatísticas, a diferença entre Internet Explorer 9 e Firefox 4 em termos de quotas de mercado globais não é no entanto significativa, com o primeiro a conseguir 3,4 por cento e o segundo 3,8 por cento. O IE 8 é o líder de mercado com uma quota de 25,4 por cento.

[caption]Nome da imagem[/caption]