O lançamento ainda não é "oficial". Se por tal se entender a disponibilização da nova versão no site habitualmente usado para possibilitar o download do browser pelos internautas. Os utilizadores atuais também ainda não terão sido notificados para fazer a atualização. Mas o novo Firefox já por aí anda.

A nova versão do navegador da Mozilla começou hoje a ser disponibilizada através de links para descarregar o Firefox 9 para os três sistemas operativos normalmente suportados pelo software: Windows, Mac e Linux.

Sem que sejam esperadas alterações ao nível das funcionalidades, o Firefox 9 introduz porém uma novidade aguardada com alguma expetativa no que respeita à velocidade de carregamento das páginas.

A tecnologia chama-se Type Inference e promete acelerar em 30% a velocidade a que são carregados os elementos de uma página suportados em JavaScript. Como grande parte dos sites contam com código em JavaScript, isto deverá traduzir-se numa melhoria interessante ao nível do tempo que uma página demora a ser apresentada ao utilizador.

Até ver, esta aposta ainda não faz parte do cardápio de concorrentes como o Chrome, Safari ou Internet Explorer, pelo que se pode traduzir numa vantagem para o browser da raposa.

Além das alterações ao nível do suporte ao JavaScript há também melhorias na integração com o Mac OS X Lion. A nova versão do Firefox oferece compatibilidade com o comando de navegação "two fingers swipe" (ou swipe de dois dedos), que permite avançar e retroceder entre páginas visitadas deslizando os dedos de determinada forma.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes