A primeira versão Alpha do Firefox 3.6 - conhecido pelo nome de código Namoroka -foi lançada pela Fundação Mozilla, que promete uma versão final do produto para os próximos meses.

A nova versão oferece um browser mais rápido e com novas funcionalidades, revelado pouco tempo depois do lançamento da última versão, marcado por vários atrasos no lançamento e por alguns problemas de segurança depois disso.

Embora não inclua alterações tão profundas como aquelas que marcaram a migração do browser da versão 3.0 para a versão 3.5, a nova release do concorrente do Internet Explorer tem várias novidades. A Mozilla promete maior rapidez no processamento de javascript e na renderização de páginas.

Entre as novas funcionalidades, destaque para as melhorias que vão traduzir-se na capacidade de melhorar a apresentação de páginas com diferentes especificidades, melhorias que resultam da utilização da versão 1.9.2 da plataforma Gecko, como base de desenvolvimento do upgrade.

Um responsável da fundação já garantiu que o objectivo é faze-lo chegar ao mercado em versão final em menos tempo que a versão 3.5, que só ficou acessível cerca de um ano após o lançamento da antecessora.

"Ao contrário do ano que passou entre o Firefox 3.0 e o Firefox 3.5 esperamos que esta release 3.6 seja lançada em poucos meses", garante Chris Blizzard num post.

A Alpha do Firefox 3.6 está disponível para download no site da Mozilla e dirige-se apenas a programadores.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.