
Já corriam detalhes e rumores sobre a próxima geração dos óculos inteligentes da Meta, revelados agora oficialmente durante o evento Connect pelo próprio Mark Zuckerberg. Os óculos Ray-Ban Meta Gen 2 vão chegar ao mercado a começar em 379 dólares, um “upgrade” no preço de 299 dólares em comparação com os modelos anteriores.
A empresa justifica as melhorias na capacidade da bateria, prometendo uma autonomia para oito horas de uso normal. O seu estojo com carregamento oferece mais 48 horas de energia, quando comparado com as 32 horas do primeiro modelo. A fabricante diz que os óculos carregam cerca de 50% do total em 20 minutos.
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No comunicado, a Meta diz que traçou três objetivos para os novos óculos. O primeiro é que tinham de ser leves, confortáveis e com excelente aspeto. O segundo é que a tecnologia não podia atrapalhar a sua utilização quando esta não é preciso. Por fim, o modelo pretende ser mais inteligente do que nunca. Os novos óculos oferecem uma resolução de gravação de vídeo 3K, com imagens mais suaves e fluídas.
Veja na galeria imagens do Meta Ray-Ban Display:
O novo sistema “Conversation Focus” garante que em qualquer cenário sonoro, seja um restaurante ou concerto, ajuda a amplificar as vozes via IA, num sistema open-ear, para nunca deixar de entender aquilo que outra pessoa lhe está a dizer. Esta tecnologia não é exclusiva dos novos modelos, vai ser atualizada nas versões anteriores.
Os Meta Ray-Ban têm um ecrã confirmado numa versão superior designado por Meta Ray-Ban Display, permitindo ler mensagens de texto ou ver um pequeno vídeo. Este está ligeiramente deslocado para não ofuscar a visão dos utilizadores, desaparecendo passados alguns segundos quando não está em uso. Tem 42 pixels por grau e maior resolução que qualquer headset de realidade virtual da Meta. Tem um brilho de 5.000 nits, para utilização em interiores e exteriores.
Outra confirmação é a adição de uma pulseira Meta Neural Band a acompanhar cada par de óculos inteligentes Ray-Ban. Esta pulseira tem uma autonomia de 18 horas, é resistente à água e permite controlar as funcionalidades dos óculos recorrendo a gestos com os dedos. Os Meta Ray-Ban Display chegam ao mercado no dia 30 de setembro por 799 dólares.
Veja o vídeo
Mas a demonstração ao vivo dos novos óculos inteligentes nem sempre correu como planeado. Durante a apresentação, Mark Zuckerberg tentou atender uma chamada no WhatsApp por parte de Andrew Bosworth, CTO da Meta, através da nova pulseira. Porém, a Meta Neural Band não estava exatamente a cooperar, resultando num momento de algum constrangimento em palco, que está a ser comentado nas redes sociais.
Durante outro momento, em que a empresa estava a demonstrar a funcionalidade Live AI, os óculos estavam a ignorar as perguntas colocadas pelo apresentador, com a Live Demo a terminar antes do esperado e com Mark Zuckerberg a culpar as falhas na instabilidade da rede Wi-Fi.
Oakley Meta Vanguard para desportistas hardcore
Relativamente ao modelo Oakley, desenhados claramente para desportistas e atletas, a Meta diz que procurou equilibrar as hastes para as diferentes atividades. O novo modelo, Oakley Meta Vanguard, combina o estilo clássico da marca com a durabilidade necessária para os desportos extremos. A bateria tem autonomia para nove horas de uso misto, tem uma câmara com um campo de visão de 122º e vídeo com resolução 3K com estabilização.
Os óculos têm dois modos de captura, Hyperlapse e Slow Motion, para registar as aventuras em câmara rápida ou lenta. Estes modos vão ser adicionados igualmente ao modelo da Ray-Ban e as anteriores gerações. Os auscultadores open-ear oferecem 6 dB de som mais elevado que o anterior modelo, combinado com um sistema de redução de ruído, para que o vento não atrapalhe as conversas ou quando ouve música e podcasts.
O software da Garmin e Strava foram adicionados à app Meta AI, para ajudar os atletas a melhorar a sua performance. Pode receber estatísticas em tempo real, sem ter que ocupar as mãos a mexer no telemóvel. O sistema de captura automática da Garmin ajuda a registar vídeo automaticamente tendo como base as metas alcançadas. Quando atinge uma certa velocidade ou distância, os óculos registam em vídeo sem ter de pedir.
O modelo tem ainda certificação IP67, sendo dessa forma à prova de água, podendo mergulhar com os óculos colocados. As lentes são amovíveis, podendo dessa forma investir em cores alternativas, para as diferentes necessidades.
Como nota final, sendo um evento que em anos anteriores era tudo sobre o Metaverso. A palavra foi usada para referir que a empresa não esqueceu a tecnologia, estando a fazer progressos, com a Meta AI a dar uma ajuda na criação de conteúdos 3D. A empresa diz que o motor Meta Horizon Engine foi construído de raiz para dar vida ao metaverso, através do Meta Horizon Studio, com novas ferramentas baseadas em IA generativa.
Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação. (Última atualização: 12h05)
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