A Mozilla lançou o Geode, um sistema de geo-localização que deverá integrar a versão 3.1 do browser Firefox. O add-on, que já pode ser descarregado, tem como função localizar pontos de interesse próximos à localização física do utilizador. Actualmente, o projecto está numa fase experimental mas pode ser utilizado para encontrar, por exemplo, restaurantes.

A extensão é baseada na especificação W3C que emite instruções e comandos que podem ser utilizados por um site e interpretados pelo add-on, comentou o Mike Shaver, responsável pelo projecto da Mozilla.

Segundo o programador o sistema é bastante fiável e tem como objectivo facilitar aqueles que viajam com portátil atrás. "Se chega a uma nova cidade, num novo continente, não sabe onde está e procura um sítio decente para comer. Basta ligar o computador, abrir o Firefox e visitar o site de sugestões que prefere. Automaticamente o sistema deduz a sua localização e oferece-lhe algumas sugestões a apenas alguns quarteirões de distância", diz Mike Shaver.

Durante o período de testes a margem de precisão da localização dos espaços de interesse variava entre os 10 e os 20 metros face ao posicionamento do utilizador.

A concepção da tecnologia baseou-se na plataforma Loki da Skyhook, que determina a posição do utilizador e a compara com pontos de interesse próximos e registados com acesso wi-fi.

Para os que pensam nas questões relacionadas com a privacidade, a Mozilla pensou em tudo. O Geode é controlado pelo utilizador, que será responsável pelos métodos de busca a utilizar pelo sistema. Se o utilizador visitar um site que está ligado à API W3C, o Geode abre uma pequena janela onde pede a sua localização exacta. Nestes casos, cabe ao utilizador decidir se quer dar essa indicação ou outra mais geral, como a indicação do bairro onde está alojado ou a cidade.