O browser da Mozilla não dispõe de recursos como o Chrome, que se socorre do Google para, através da sua barra de endereços, disponibilizar a chamada "pesquisa instantânea" e oferecer pré-visualização das páginas à medida que o utilizador vai digitando um endereço url ou palavra-chave. Mas quer assegurar uma funcionalidade semelhante com a ajuda de um parceiro.

Blekko é o nome do motor de busca - de que já falámos no TeK - que se associa à Fundação para dotar o Firefox de um recurso que promete facilitar a vida dos utilizadores fiéis ao browser, através de novo um Add-on.

O projeto, que nasce de uma parceria entre uma equipa da Mozilla Labs e a empresa responsável pelo motor de busca, encontra-se ainda em fase experimental e pretende evitar que os utilizadores percam tempo repetindo pesquisas pela mesma palavra - o que, segundo os dados preliminares da Mozilla, acontece muito.

De acordo com os responsáveis pelo desenvolvimento, na verdade muitas dessas pesquisas não se destinam verdadeiramente a obter informações, servem antes propósitos de navegação. Em vez de escrever o endereço de um site na barra, o utilizador "reescreve" uma palavra no motor de busca para depois clicar no resultado e ir ter à página, explicam os responsáveis pelo desenvolvimento.

Os motores de busca já se encontram otimizados para ajudar a dar resposta a estas situações, apresentando primeiro os sites mais procurados, e o que se pretende com este novo projeto é agilizar um determinado padrão de pesquisas. Atualmente, um utilizador tem de escrever uma palavra completa na caixa de pesquisa e proceder à mesma, clicando depois no primeiro resultado para ser direcionado para o site. O objetivo do Firefox é levar os utilizadores imediatamente para o site que pretendem, detalha a equipa, numa mensagem publicada no blog oficial.

Como nem todos os casos de pesquisas se enquadram neste padrão, o utilizador será informado dos sites que estão a ser associados por via dos ícones apresentados à medida que escreve os caracteres na caixa de pesquisa - que o Firefox ganhará, no topo direito da janela do browser, quando seja instalado o Add-on. No caso de pesquisas que requeiram uma lista de resultados, tal será indicado.

[caption]Créditos da imagem: Mozilla[/caption]

O sistema deverá também ser capaz de completar as palavras e sugerir sites sem que o utilizador precise de escrever a palavra completa, baseando-se, para isso, nos seus padrões de utilização.

Para experimentar a novidade, é preciso fazer o
do Add-on do Blekko para o Firefox e proceder à sua instalação, que não implica reiniciar o browser.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.