
O Firefox vai passar a bloquear um conjunto de plug-ins considerados pouco seguros ou com forte influência na (má) experiência de utilização do browser. A lista de bloqueios estreia-se com versões não estáveis ou desatualizadas do Java e estende-se posteriormente ao Silverlight da Microsoft, ao Adobe Reader e às versões mais recentes do Java.
A versão mais recente do Flash Player da Adobe escapa à filtragem, que a Mozilla explica assim: "plug-ins de terceiros com um design pobre são a causa número um dos crashes no Firefox e podem degradar fortemente a experiência web", explica Michael Coates, diretor de segurança.
No mesmo texto o responsável defende que a desativação dos plug-ins identificados como prejudiciais ao funcionamento otimizado do browser fica a cargo da funcionalidade Click to Play, a mesma que permite ao utilizador fazer ajustes às decisões automáticas e que a prazo deverá ser aplicada a todos os plug-ins.
Até agora o Firefox carregava de forma automática todos os plug-ins solicitados por cada página de Internet aberta pelo utilizador. Com a alteração, a nova funcionalidade passa a funcionar como uma espécie de centro de gestão, a partir do qual é possível reativar plug-ins para usar em páginas específicas de Internet ou para usar sempre que o utilizador está a navegar na Internet.
"Esta mudança vai ajudar a melhorar a performance e estabilidade do Firefox, para além de trazer grandes benefícios ao nível da segurança, ao mesmo tempo que garante maior controlo dos nossos utilizadores sobre os plug-ins", explica ainda Michael Coates.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Perseidas, visitantes cósmicos e um voo rasante na atmosfera solar nas melhores imagens espaciais de agosto -
App do dia
Samurai Shodown R mantém o espírito dos jogos de combate das máquinas arcade em formato mobile -
Site do dia
JukeboxHQ: Construa uma playlist de músicas alternativa ao Spotify usando o YouTube -
How to TEK
Gemini vai ter novas formas de interagir com o WhatsApp e outras aplicações. É possível desativar?
Comentários