Alguns contribuintes têm recebido mensagens de correio eletrónico fraudulentas. O alerta vem do Fisco, através do Portal das Finanças e remete para endereços como info.wKK@portaldasfinancas.gov.pt ou outros semelhantes, com os emails a pedirem aos portugueses para abrirem um link que é fornecido.
O Fisco garante que "estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas". "O seu objetivo é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos links sugeridos", pode ler-se no alerta do Portal das Finanças.
Os portugueses não devem por isso, em caso algum, abrir os links presentes no corpo da mensagem. Para facilitar a vida aos portugueses, o Fisco mostrou o exemplo do corpo da mensagem.
Apesar do Portal das Finanças não fazer qualquer referência à COVID-19, a verdade é que em plena altura de pandemia os cibercriminosos têm-se aproveitado do novo Coronavírus para atacar. Neste contexto, numa semana apenas, a Europol eliminou 2.500 links e avisou que as fraudes estão a crescer, estando a reunir esforços para travar os cibercriminosos que se aproveitam dos receios em torno da pandemia para ameaçar a segurança e privacidade dos cidadãos.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Robot Clone leva humanização a novos níveis de realismo com braços e músculos artificiais -
App do dia
Pegada é uma espécie de Tinder versão “quatro patas” para juntar cachorros em matches perfeitos -
Site do dia
Noteey é um recurso online para explorar pensamentos e ideias de forma visual -
How to TEK
Converse diretamente com o Gemini a partir da pesquisa do Chrome e utilize o Google Lens no browser
Comentários