Alguns contribuintes têm recebido mensagens de correio eletrónico fraudulentas. O alerta vem do Fisco, através do Portal das Finanças e remete para endereços como info.wKK@portaldasfinancas.gov.pt ou outros semelhantes, com os emails a pedirem aos portugueses para abrirem um link que é fornecido.

O Fisco garante que "estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas". "O seu objetivo é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos links sugeridos", pode ler-se no alerta do Portal das Finanças.

Os portugueses não devem por isso, em caso algum, abrir os links presentes no corpo da mensagem. Para facilitar a vida aos portugueses, o Fisco mostrou o exemplo do corpo da mensagem.

Exemplo do corpo da mensagem fraudulenta

Apesar do Portal das Finanças não fazer qualquer referência à COVID-19, a verdade é que em plena altura de pandemia os cibercriminosos têm-se aproveitado do novo Coronavírus para atacar. Neste contexto, numa semana apenas, a Europol eliminou 2.500 links e avisou que as fraudes estão a crescer, estando a reunir esforços para travar os cibercriminosos que se aproveitam dos receios em torno da pandemia para ameaçar a segurança e privacidade dos cidadãos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.