O aviso foi publicado hoje, alertando os contribuintes para não confiarem no email que tem como assunto "Pagamento de dívidas para evitar a publicitação na lista de devedores".

O TeK tinha noticiado ontem o novo ataque que mantinha o mesmo perfil dos que no mês passado foram dirigidos a clientes da EDP e dos CTT, mas que levavam à instalação de malware que visa diretamente clientes de vários bancos portugueses, tentando obter dados de identificação e números dos cartões matriz necessários para transações de homebanking.

A mensagem falsa que circula nas caixas de correio pode ter vários remetentes e aparenta ser assinada pelo Chefe de Finanças, apontando para um link onde alegadamente os contribuintes podem verificar as alegadas dívidas ao fisco, que devem pagar para evitar que o seu nome apareça na lista de devedores.

[caption]phishing[/caption]

O alerta do fisco avisa que em caso algum os contribuintes devem usar a ligação e autorizar a transferência do ficheiro "pois o risco de comprometer o computador é elevado".

Tal como noutras situações semelhantes, os utilizadores devem fazer uma análise atenta das mensagens recebidas, desde o remetente ao conteúdo, fazendo também parte das melhores recomendações a utilização de um antivirus atualizado, embora neste caso se revele inútil para filtrar esta ameaça.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação.