A Fnac e a Virgin anunciaram que vão colocar online, sem qualquer protecção técnica contra cópias, 350 mil títulos. O objectivo da medida é aumentar as vendas de música online, que depois da introdução de medidas anti-cópia atrai menos utilizadores que não querem ver limitada a sua capacidade de usar os conteúdos adquiridos em vários dispositivos.



O anúncio surge dias antes do início da quadragésima primeira edição do Mercado Internacional do Disco e da Edição Musical, o MIDEM, que arranca no Domingo. A Fnac Music avança de imediato com a disponibilização para venda online, sem limitações, de 150 títulos, em formato MP3, enquanto a Virgin Mega toma a mesma opção estratégica para 200 mil títulos, a partir de Março. A medida tem o apoio dos produtores dos conteúdos envolvidos, esclarece o Les Echos.



Nos últimos meses tem-se registado em França uma quebra acentuada nas vendas de música online, que acompanha a quebra nas vendas de discos, que em 2006 voltaram a cair 14 por cento.



A generalidade das lojas de música francesas usa sistemas de DRM para proteger os seus conteúdos da cópia ilegal, uma medida suportada pela legislação aprovada no ano passado com muita contestação das associações de consumidores.



Esta lei, que transpõe para a ordem jurídica do país a Directiva Europeia de Propriedade Intelectual, prevê penas pecuniárias pesadas para a tentativa de violação dos sistemas DRM e para a cópia ilegal, criando apenas pequenas excepções para o uso privado da música digital que não garantem total liberdade de movimentos para o utilizador.



De acordo com a imprensa internacional apenas uma loja de música francesa decidiu não adoptar sistema DRM desde que a opção tem enquadramento legal, a NeoMusicStore. Com o movimento dos dois gigantes para a disponibilização de ficheiros em MP3 sem protecção espera-se que outras lojas possam seguir o mesmo exemplo.



Notícias Relacionadas:

2006-05-12 - França cria regulador para supervisionar interoperabilidade dos formatos de música digital

2006-05-08 - Senado Francês debate emendas referentes à lei do direito de autor

2006-03-17 - Parlamento francês endurece sanções para pirataria online

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.