A Google tem planos para descontinuar os backups gratuitos de fotografias de "alta qualidade" do Fotos, o seu serviço de armazenamento para imagens. A partir do dia 1 de junho de 2021, a empresa vai limitar o armazenamento a 15GB por utilizador, sendo que, neste espaço, terão também de caber os ficheiros do Workspace. Qualquer espaço adicional que seja necessário, terá de ser pago.

Por enquanto, pode continuar a guardar fotografias e vídeos no Fotos, livre de limitações, pelo que tem cerca de sete meses e meio para decidir se quer continuar a armazenar as suas fotografias neste serviço ou migrá-las para um outro.

Vai ser mais fácil gerir as fotos e vídeos do WhatsApp com a nova ferramenta de organização de ficheiros
Vai ser mais fácil gerir as fotos e vídeos do WhatsApp com a nova ferramenta de organização de ficheiros
Ver artigo

É importante sublinhar que os utilizadores de smartphones Google Pixel estão isentos deste tecto máximo e podem, por isso, continuar a usufruir do Fotos sem qualquer tipo de limitação ou custo.

A Google denomina por fotografias e vídeos de "alta qualidade" todos os ficheiros gráficos que comprime por forma a ocupar menos espaço dos seus servidores. Note que poderá continuar a carregar fotografias e vídeos sem compressão, mas estes ficheiros sempre subtraíram nos tais 15GB de armazenamento (e vão continuar) que cada utilizador tem disponíveis para armazenar conteúdos nos restantes serviços da tecnológica.

Tal como explica a gigante tecnológica, esta decisão vai ajudá-la a manter mais espaço de armazenamento disponível numa altura em que a procura é cada vez mais elevada. A empresa compromete-se a disponibilizar uma ferramenta, ao longos dos próximos meses, para ajudar os utilizadores a gerirem os seus ficheiros à luz desta mudança.

O preço do serviço de armazenamento da Google, cujo espaço poderá agora "arrendar" por dois euros por mês, não vai subir. Caso precise de mais espaço, pode subir até aos 2TB, o que implica o pagamento de uma mensalidade de 10 euros.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.