Numa iniciativa pioneira na França, as localidades de Mérignac com 65.000 habitantes, em Gironde, e Vandoeuvre-les-Nancy, com 33.000 habitantes, em Meurthe-et-Moselle, vão ser as primeiras comunidades francesas a poder usufruir da modalidade de voto electrónico nas próximas eleições presidenciais, com o apoio do sistema E-POLL.



O objectivo é demonstrar a facilidade de utilização do processo de voto electrónico, a sua fiabilidade técnica, e as novas hipóteses de uso que podem resultar deste novo sistema concebido por um consórcio onde participa France Telecom R&D.



Os 780 eleitores inscritos em Mérignac serão deste modo convidados a escolher o seu candidato à eleição presidencial nos dias 21 de Abril e 5 de Maio próximo, um processo que será copiado a 9 e 16 de Junho pelos 730 eleitores de Vandoeuvre para eleger os seus deputados.



Não obstante a utilização do voto electrónico, todos os participantes desta experiência terão de votar também através do modo tradicional - cruz no boletim de voto - de modo a validar a sua escolha, já que o novo método electrónico ainda não está reconhecido legalmente.



Fazem parte deste sistema uma urna electrónica, um servidor responsável pela contagem e uma rede de segurança para a transmissão dos dados. A cada eleitor foi previamente enviado um cartão com os seus elementos pessoais, como por exemplo a impressão digital. Para a sua autenticação colocar o dedo num leitor de impressões digitais que compara os dados com as informações do cartão. Em Vandoeuvre um dispositivo de audição especial vai permitir aos invisuais participar nesta votação.



Este sistema foi já testado em Outubro passado na localidade de Avellino, em Itália, por altura de um referendo sobre a autonomia das regiões italianas e cerca de 94 por cento dos eleitores mostraram-se favoráveis à utilização do voto electrónico.



Segundo François Vernay, responsável pelo projecto na France Telecom "o voto electrónico reúne as vantagens do método tradicional e da Internet, tornando o eleitor autónomo da sua repartição de voto de origem".



Notícias Relacionadas:

2002-02-12 - Reino Unido testa e-voting nas eleições locais em Maio

2001-12-02 - Smart card na base da segurança do voto electrónico na Assembleia portuguesa

2001-05-04 - Alemanha prepara voto pela Internet em 2006