Os pedidos de aposentação na Função Pública já podem ser acompanhados online. O Ministério das Finanças anunciou a disponibilização de uma área reservada do site da Caixa Geral de Aposentações (CGA) que permitirá a consulta dos processos.

Acedendo a www.cga.pt os funcionários públicos que tenham entrado com o pedido de reforma, e que estejam à espera de aprovação, podem assim acompanhar o respectivo processo, em tempo real.

A nova funcionalidade possibilita ainda a consulta dos documentos digitalizados correspondentes ao processo e ter uma ideia da duração previsível do mesmo.

Segundo o Ministério das Finanças, "trata-se de uma inovação da maior utilidade para os utentes da CGA" que "deixarão de ter de se deslocar aos serviços de atendimento presencial para obter aquele tipo de informação".

A medida enquadra-se no conjunto de iniciativas que têm vindo a ser tomadas ao nível da simplificação e desburocratização administrativas, diz o Ministério das Finanças na nota enviada à imprensa, "mas também representa uma melhoria no acesso à informação pelos subscritores", acrescenta-se.