Todos estes vídeos foram traduzidos e dobrados para português e são narrados por Rogério Martins, professor de matemática, e por quadros da Portugal Telecom.

O resto dos conteúdos previstos para este ano irá passar pelo mesmo processo, antes de ficarem acessíveis através do site da Fundação, do Sapo Vídeos, Sapo Mobile, Sapo Internacional, Sapo Kids e Meo Kids.



A Khan Academy foi formada em 2006 por um engenheiro do MIT, Salman Khan, e é um repositório gratuito de conteúdos na área da matemática, física, química, biologia e outras áreas. Na parceria com a Fundação Portugal Telecom, a instituição portuguesa decidiu privilegiar a matemática pelo peso que a disciplina tem no currículo do ensino básico e secundário.



O mentor do projeto criou-o quando estava a tentar ajudar um familiar a estudar matemática mas a distância entre ambos não permitia encontros presenciais. Resolveu o problema criando pequenos vídeos que colocou online e que mais tarde se transformaram na base da academia, uma instituição sem fins lucrativos.



Hoje existem 4.000 vídeos, 370 exercícios práticos e 225 milhões de lições dadas, em áreas como a matemática, ciência, física, química, ciência computacional, história, humanidades ou economia.



A oferta traduzida para português aumentará de forma gradual e até final de 2014 incluirá 800 vídeos nas áreas da matemática, física, química e biologia. Esta primeira ronda de conteúdos integra vídeos com aulas adequadas aos 2º, 4º, 6º, 9º e 12º anos.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico